O financiamento imobiliário é cercado por dúvidas e questões que precisam ser observadas com cuidado para que o negócio realmente valha a pena.
O tema, de fato, é complexo, mas se você tiver o máximo de informações sobre o assunto e o profissional certo para te auxiliar, vai perceber que financiar um imóvel pode ser mais simples do que parece.
Se você está pesquisando como e qual a melhor forma de obter um financiamento imobiliário, não deixe de ler esse artigo. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber e quais caminhos deve seguir para fechar um bom negócio. Boa leitura!
O que é e como funciona um financiamento imobiliário
Financiar um imóvel tem sido a saída para muitas pessoas que sonham com o apartamento ou a casa própria e não possuem o valor total do bem para ser adquirido à vista. Por isso, diferentes instituições financeiras oferecem pacotes de financiamento com juros menores e a possibilidade de dividir o valor em parcelas que podem se estender por vários anos.
Essa “facilidade”, no entanto, precisa ser colocada na ponta do lápis para que você tenha a segurança de que a oferta é realmente vantajosa. Avalie, portanto, as condições da proposta, como valor mínimo de compra, taxas de juros, prazo mínimo e máximo para pagamento, tipo do imóvel, limite de crédito e os custos adicionais.
Além disso, pesquise mais de uma instituição financeira. Em bancos públicos, por exemplo, você tem a possibilidade de se enquadrar em programas como Minha Casa Minha Vida, com condições facilitadas para pessoas com renda mais baixa, e o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), em que o financiamento é feito com base nos recursos de poupança captados pelo banco. Já nos bancos privados, as taxas de juros e outras condições são calculadas de cliente para cliente, de maneira personalizada.
Que profissional pode auxiliar nesse processo
O corretor de imóveis é o primeiro e mais importante profissional para tirar as dúvidas sobre financiamento e auxiliar em todo o processo. O financiamento em si não depende do corretor, claro. Mas ele detém as principais informações de que você precisa. Ele pode te ajudar, inclusive, com consultoria jurídica e econômica.
Além disso, ele mesmo pode fazer uma pré-avaliação de financiamento considerando seus dados e imóvel desejado. De acordo com o seu perfil e renda, esse profissional te mostra as opções que mais se enquadram e os próximos passos para seguir com a proposta.
Esse trabalho consultivo das construtoras e incorporadas é fundamental para que o cliente faça um bom negócio. É por isso que a Golden City investe pesado em seu corpo técnico, para oferecer um atendimento personalizado e de qualidade.
Como fazer uma simulação para financiamento imobiliário
Chegou a hora de fazer a simulação de financiamento. Como saber se sua renda familiar é compatível para a compra?
Bom, antes de tudo você precisa escolher o banco que fará a simulação e reunir toda documentação exigida pela instituição, como RG, CPF, comprovante de residência e de renda, entre outros. Com essas informações, o banco fará todas as análises, observando se você atende a todos os requisitos. Se aprovado, o imóvel em questão é avaliado por engenheiros e corretores do próprio banco.
Quanto à renda mínima para o financiamento, não é possível determinar com exatidão, já que pode variar de acordo com o valor do imóvel. No geral, os bancos procuram assegurar que as parcelas não ultrapassem 30% da renda familiar mensal.
Planeje-se e tire os planos do papel
Não adianta fugir: planejamento financeiro é a via de regra para que você consiga colocar em prática o sonho do imóvel próprio.
Claro que fatores externos podem interferir nos seus planos, mas, no geral, cortar, poupar e gerar nova receita são os pilares de um bom planejamento financeiro.
Além disso, é fundamental que você pesquise muito antes de escolher um imóvel para comprar. Nesta etapa do processo, ter um “olhar de investidor” pode fazer toda a diferença ao fechar um negócio.
Por isso, avalie o que pode servir como pontos de valorização do imóvel, seja casa ou apartamento.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe as novidades do blog da Golden City e tire todas as suas dúvidas!