Comprar uma casa ou apartamento próprio é o sonho de milhares de brasileiros. De uns ano pra cá, realizar esse desejo foi facilitado por programas do governo e pelo aquecimento do setor imobiliário mesmo diante de crises econômicas.
Antes de investir em um imóvel, no entanto, é muito importante avaliar uma série de questões para que a escolha não se torne um pesadelo no futuro. A principal delas, sem dúvida, é o planejamento financeiro, seguido da segurança e qualidade do imóvel que planeja adquirir.
Para te ajudar a definir os quesitos que você deve considerar ao comprar o primeiro apê, elaboramos uma checklist com os principais pontos a serem observados. Boa leitura!
Estrutura do apartamento e condomínio: o que levar em conta
Se você está pesquisando apartamentos para comprar, não economize nas visitas. É isso mesmo. Avalie cada detalhe e questione o seu corretor sobre qualquer dúvida. Veja alguns dos principais pontos que você deve considerar:
- Tamanho e disposição do imóvel
O tamanho do apartamento e o número de quartos e banheiros são suficientes para o número de pessoas que vão morar ali? Imagine aquele espaço com os móveis e moradores e avalie se aquele local é o mais adequado.
- Iluminação e ventilação ambiente
Visite o local em horários diferentes e certifique-se que a iluminação natural seja adequada ao que você busca. Além disso, também fique atento à ventilação do espaço.
- Trincas e rachaduras
Dentro e fora do imóvel observe, atentamente, as paredes e tetos e verifique possíveis rachaduras, trincas e infiltrações.
- Inundações e alagamentos
Certifique-se de que o local não fique muito próximo a rios, lagos ou córregos que possam ocasionar enchentes, alagamentos e inundações. Observe ainda se há formas adequadas de escoamento de água no entorno.
- Barulhos e outros incômodos sonoros
Visite o entorno do imóvel que pretende comprar e analise se existem locais que possam gerar muito barulho, como bares, fábricas e obras.
- Opções de lazer do condomínio
Visite todos os ambientes que o condomínio oferece, como churrasqueiras, playground, piscinas, academia etc. Avalie se são espaços que combinam com você e se atendem ao que você busca.
Como avaliar o custo benefício antes da compra
Tudo deve ser colocado na ponta do lápis. Antes de comprar um apartamento, verifique se aquele espaço, local e região são compatíveis com o valor que está sendo pedido e qual a tendência de valorização daquele imóvel.
Além disso, converse com especialistas do setor para entender se o preço do apartamento e condomínio fazem sentido com o que é oferecido.
Outro ponto muito importante que você deve avaliar é a localização do imóvel. Fica próximo às principais vias de acesso, mercados, transporte e postos de saúde? Essas questões são imprescindíveis, afinal, não é nada vantajoso pagar barato num imóvel se ele fica longe de tudo, não é mesmo?
Como financiar o primeiro apê
Existem diversas formas de financiar um imóvel, seja na planta ou pronto para morar. Os programas do governo são os mais vantajosos, com juros mais baixos e melhores condições para pagamento. Mas, claro, é preciso atender aos requisitos de renda mínima e outros fatores para se enquadrar em um deles.
Atualmente, o Minha Casa Minha Vida é o programa habitacional mais popular. Por isso, vale a pena conhecê-lo e pesquisar se o seu perfil pode ser considerado para esse tipo de financiamento.
Também há a opção de financiar o imóvel através de bancos privados. Essa modalidade funciona como uma espécie de empréstimo financeiro, por isso as taxas tendem a ser um pouco mais altas.
Outra possibilidade é o financiamento direto pela construtora, principalmente se o imóvel estiver na planta. Esse modelo, ainda que se assemelhe aos contratos feitos em bancos, tende a oferecer taxas mais baixas e entrada facilitada.