O mercado imobiliário em São Paulo começa a dar sinais de melhora, segundo um levantamento feito pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secov-SP). A aposta do setor é que a denominada Recuperação em V (cai rápido, sobe rápido) possa estar de fato acontecendo.
Isso porque houve queda nas vendas em abril e maio, mas rapidamente amenizada no mês de junho, dando fôlego aos negócios do segmento. De acordo com entrevista do presidente do Secov, Basílio Jafet, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, o cenário de queda nesses dois meses aponta mais para um adiamento do que propriamente uma desistência de compras por parte dos consumidores.
Abril e maio contabilizaram a venda de 1.923 e 2.405, respectivamente, de novos imóveis, uma queda de 27,7% e 26,7% em relação aos mesmos meses do ano passado. A sondagem preliminar de junho, no entanto, mostra que os valores já chegaram a 85% do esperado para o mês.
Ainda segundo a publicação, um conjunto de fatores pode ter influenciado diretamente nesse crescimento. A principal hipótese, no entanto, pode estar relacionada com a taxa de juro média do financiamento imobiliário no Brasil, que hoje está no menor patamar da história. Em maio, ela chegou a 7,16% ao ano. Já no começo de 2019, estava em 8,31%, e no começo de 2017, 10,90%.
Esse é o melhor momento para comprar um imóvel?
Passamos por um momento de crise de saúde e, consequentemente, econômica. É natural que as pessoas estejam mais céticas com o mercado e, por isso, mais contidas quando o assunto é investir em bens de valores mais altos.
O que ocorre, no entanto, é que com a baixa procura e com a taxa de juros menor que de costume, o momento se tornou um dos melhores para conseguir ofertas e condições acessíveis e mais vantajosas.
Portanto, o ideal é que se pesquise bem antes de fechar uma proposta logo de cara. Existem muitas vantagens no período, porém, todo cuidado é pouco para que o investimento não se torne uma grande dor de cabeça.
Por isso, procure empresas sérias e profissionais capacitados para te auxiliar nesse caminho. Um corretor de imóveis deve ser o seu principal aliado, tanto para te ajudar a encontrar exatamente o que procura, como para te mostrar as melhores formas de financiamento.
Saiba mais sobre o assunto neste outro artigo que fizemos para te mostrar o caminho das pedras.: Como comprar um imóvel com segurança em meio à crise