O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa, desta maneira, é um profissional que possui total autonomia financeira e profissional, podendo exercer atividades home office e não precisar obrigatoriamente de funcionários.
Muitas dúvidas surgem acima dessa questão, dessa liberdade e das dificuldades que podem surgir quando se é autônomo. Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma pessoa que não almeje ter liberdade financeira, o sonho da casa própria. Muitos não sabem, mas os autônomos representam uma grande parte dos compradores de imóveis, principalmente aqui no Brasil, onde os pequenos negócios e a economia mais informal, é mais comum. Você sabia?
Porém, como tudo não são só flores, para adquirir a casa própria, é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo, ter muita organização e disciplina, além de verificar se você cumpre com todos os requisitos exigidos nessa negociação.
É diante deste momento, inclusive, que muitos acabam desistindo desse grande sonho, talvez por medo, ou por não conhecerem todos os caminhos que possam levar a essa realização.
Documentos exigidos pelo banco
Quando falamos aqui de profissionais autônomos, os bancos podem analisar o seu perfil de diversas maneiras, portanto, esteja atento a esses tópicos:
- É essencial que o autônomo tenha uma conta bancária e esteja em dia com ela.
- É fundamental guardar os comprovantes de todas as transações bancárias por certo período, pois esse cuidado poderá ser usado como um recurso de comprovação de renda;
- Se você declarar o Imposto de Renda (IR), é mais um método de provar para o banco que você é capaz de arcar com as suas dívidas;
- O histórico bancário, por sua vez, é um instrumento que não pode ser esquecido. Ele ajudará você a provar que é um bom pagador, facilitando, assim, os financiamentos.
Agora que você já está mais ciente sobre esse assunto, entre em contato com a nossa equipe, quem sabe a sua casa dos sonhos não esteja mais perto do que você sonha?